top of page

PPGLL

O Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas originou-se em 1989, quando foi implantado o Curso de Pós-Graduação stricto sensu, o Mestrado em Letras (CML). O Doutorado em Letras foi criado em 1991 e implantado em 1995. Em sua fase inicial, o Mestrado em Letras dividia-se em duas Áreas de Concentração: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Com a implantação do Doutorado, a reformulação da estrutura curricular anterior e a evolução dos estudos linguísticos, a Área de Linguística substituiu a de Língua Portuguesa. A Área de Literatura Brasileira permaneceu como estava. Em 2004, dando-se continuidade à evolução do programa, o PPGLL passou por uma reformulação na definição de suas áreas de concentração e de suas linhas de pesquisa, de maneira a contemplar efetivamente as pesquisas que nele já se realizavam e as novas tendências de estudos. Desse modo, na reestruturação, efetivada em 2005, propôs-se a criação da linha de pesquisa Literatura e História, na área de concentração Literatura Brasileira e, respondendo a uma demanda antiga, iniciada a partir do Curso de Especialização em Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (CEEALE), oferecido pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM), abriu-se uma terceira Área de Concentração, denominada Língua Inglesa e suas Literaturas. No segundo semestre de 2007, atendendo às recomendações feitas pelos avaliadores do Programa na ficha de avaliação trienal (2004/2006), o PPGLL decidiu extinguir a área de Língua Inglesa e suas Literaturas, incorporando os docentes e os projetos da área extinta nas duas outras áreas. É necessário ressaltar que houve um cuidado para não prejudicar as atividades que já estavam em vigor durante todo o ano de 2007, em relação à área de Língua Inglesa e suas Literaturas. Assim, os discentes vinculados à área de Língua Inglesa foram absorvidos pelas outras duas áreas de concentração, de modo que os seus projetos tiveram continuidade e suas dissertações e teses foram defendidas dentro de um prazo satisfatório. 
Pela mesma necessidade de atender à natureza dos projetos da área de Literatura Brasileira, que estavam em desenvolvimento no período, o PPGLL decidiu que a área de Literatura Brasileira passaria a se chamar, a partir de 2008, Estudos Literários. Desse modo, a partir de 2008, o PPGLL, sendo um programa misto, passou a atuar com 02 Áreas de Concentração e 05 linhas de Pesquisa. Na área de concentração Linguística, funcionavam as linhas de pesquisa Descrição e Análise Linguística; Discurso: Sujeito, História e Ideologia; e Aquisição de Linguagem e Ensino de Línguas.  Na área de concentração Estudos Literários, funcionavam as linhas de pesquisa Literatura, Cultura e Sociedade; e Literatura e História.
No final de 2010, levando em consideração as recomendações feitas pela comissão de avaliação da CAPES, após análise do triênio 2007-2009, o Colegiado e o Pleno do PPGLL organizaram um fórum de discussões com o objetivo de se propor ações tanto mitigantes quanto estruturantes objetivando a retomada do crescimento e a melhoria da qualidade do Programa. As recomendações da Capes, nesse sentido, haviam sido as seguintes: i) revisão das disciplinas; ii) realização de mais intercâmbios; iii) intensificação de visitantes e convidados; iv) distribuição mais equilibrada das orientações; v) incentivo a publicações mais qualificadas, nacionais e internacionais; vi) redução do nível de concentração de publicações em parte do corpo docente; vii) repensar a participação do corpo docente (50%) em mais de um programa. 
Tendo esses pontos sido analisados e discutidos exaustivamente pelo Colegiado e pelo Pleno do Programa, bem como em reuniões com a equipe da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFAL, tomou-se a decisão de reorganizar as linhas de pesquisa, de modo a estabelecer maior coerência entre as linhas, seus pesquisadores e seus projetos de pesquisa. Na área de concentração em Linguística, a linha de Pesquisa Descrição e Análise Linguística passou a se denominar Teoria e Análise Linguística, enquanto a linha de pesquisa Aquisição de Linguagem e Ensino de Línguas foi extinta e seus professores organizaram-se em duas novas linhas: a) Linguística Aplicada; e b) Estudos Textuais: Oralidade, Leitura e Escritura. Em relação a cada um dos problemas apontados pela comissão de avaliação da CAPES, as ações empreendidas desde 2010 estão descritas na proposta relativa àquele ano.
A configuração do programa, a partir de 31 de dezembro de 2010, em funcionamento atualmente, é a seguinte: 02 áreas de concentração, Linguística e Estudos literários, e 06 linhas de pesquisa.

bottom of page